Loading...

Cerca de 23 toneladas de lixo indevido são despejados por mês em esgotos de Natal, diz Caern

Caern aponta que óleo de cozinha, copos descartáveis, sacos plásticos, garrafas pet, absorventes e preservativos são os materiais mais encontrados.

Lixo é retirado de rede de esgoto pela Caern — Foto: Caern
Cerca de 23 toneladas de lixo sólido indevido são despejados em média por mês no sistema de esgotos de Natal. Os dados são da Companhia de Água e Esgoto do Rio Grande do Norte (Caern).

Segundo a Companhia, os materiais mais encontrados são óleo de cozinha, copos descartáveis, sacos plásticos, garrafas pet, absorventes e preservativos. E a maioria é proveniente de redes domésticas.

A companhia frisou ainda que essa quantidade de lixo sólido pode chegar até a 50 toneladas em alguns meses em função de ligações indevidas de água de chuva na rede de esgotos. “Em período de inverno, o número de lixo encontrado pode chegar a triplicar, em função dessas ligações clandestinas de água de chuva na rede de esgotos. Isto porque a chuva naturalmente arrasta entulhos e lixo em geral da via, além de areia e outros materiais. Tudo isso acaba indo para a rede de esgotos, que tem uma dimensão menor”, explica Maiara Pereira, técnica em controle ambiental da Caern.

A Caern alerta que esses descartes indevidos de material na rede de esgoto ocasionam obstruções e podem acarretar transbordamentos para a via ou até para dentro dos imóveis, trazendo riscos à saúde da população, além de prejuízos materiais. Isso porque elas são planejadas para receber somente água e dejetos humanos.

Óleo de cozinha é principal vilão
O óleo de cozinha é apontado com o principal vilão, já que, além de ser um dos maiores inimigos da rede de esgoto, também tem capacidade para poluir um milhão de litros de água com apenas um litro do produto despejado na pia da cozinha. Quando o óleo entra em contato com a rede de esgotos, ele se concentra ao redor da tubulação, petrifica e entope o canal de passagem dos efluentes.

A recomendação é de que o óleo usado seja devidamente armazenado e descartado em pontos de coleta específicos, para que possam ser reciclados e transformados em sabão biodegradável.

Dicas para evitar o despejo indevido
A Caern explica que para o melhor funcionamento da rede, basta não jogar lixo sólido no esgoto. É recomendado que todo material sólido seja deixado nos pontos de coleta dos municípios.

Além disso, a Caern sugere o uso de produtos de limpeza do tipo “biodegradáveis”, como por exemplo, o sabão, para evitar que formem muita espuma no esgoto, o que dificulta o processo de tratamento. A utilização da caixa de gordura também é vista como necessária para reter óleos, gorduras e restos de comida.

G1
Estado 4389787285653639378

Postar um comentário

Os comentários postados aqui, são de inteira responsabilidade dos leitores e não refletem a opinião do nosso Portal

emo-but-icon

Página inicial item

Nos siga nas redes

RECENTES DO PORTAL RN

+ VISTOS DO RN