Loading...

Quem é o Verdadeiro Canalha?

Há um samba gravado por Bezerra da Silva em 1995, Verdadeiro Canalha, de Jorge Mirim, Sérgio Fernandes e Rodrigo, que foi um de seus grandes sucessos. Mas não tem danado que consiga colocar essa música no Soundcloud, YouTube e outros porque a Som Livre cai de pau em cima e manda retirar do ar. E assim o sambandido do pernambucano Bezerra da Silva vai sendo esquecido. É uma pena porque todo um ramo cultural se perde.

Tudo isso porque a Som Livre comprou os direitos de quatro discos de Bezerra da Silva (de 1977, 1979, 1995 e 1996) e em 2000 relançou o CD (coletânea) “Pérolas de Bezerra da Silva”. Então, melhor chamar essa desgraçada de Som Aprisionado! É a memória do artista que se quer preservar.

Eu consegui, como pesquisador, um vídeo com os compositores Jorge Mirim e Rodrigo contando a história da música Verdadeiro Canalha, ao som do cacarejar de galinhas e latidos de cachorro, num momento de santa paz no alto da Rocinha no Rio de Janeiro.

Sim, existe paz no morro assim como existe gente de bem também. Pela degradação moral e política daquele Estado, nós é que somos forçados a pensar que nos morros cariocas só existem bandidos sem gravata e no asfalto, bandidos de colarinho branco, e que aqueles são uma consequência destes. Este é o grande erro da generalização.

Viva o samba bandido de Bezerra da Silva e seus compositores favelados, artista que nos faz uma grande falta no Brasil atual!

Ouça a música no link: O verdadeiro Canalha

Por Abílio Neto
Umas e Outras 2990518910420458209

Postar um comentário

Os comentários postados aqui, são de inteira responsabilidade dos leitores e não refletem a opinião do nosso Portal

emo-but-icon

Página inicial item

Nos siga nas redes

RECENTES DO PORTAL RN

+ VISTOS DO RN