Atenção mulheres: Conheça as principais doenças íntimas que ocorrem no verão e saiba como evitá-las

Com a elevação da temperatura, o hábito de passar mais tempo molhada em piscinas ou na praia e o aumento do suor pode...


Com a elevação da temperatura, o hábito de passar mais tempo molhada em piscinas ou na praia e o aumento do suor podem comprometer a saúde íntima feminina e dar origem a episódios desagradáveis. O ginecologista e obstetra Domingos Mantelli Borges Filho chama a atenção para esse fato. “Ir à praia, ficar com o biquíni molhado e até mesmo ouso de roupas sintéticas podem fazer com que os corrimentos tornem-se mais recorrentes nessa época do ano”, destaca.
Doenças Intimas Femininas

Por isso, segundo Domingos, é fundamental manter uma higienização adequada, avitando-se a umidade prolongada na região íntima, trocar sempre o biquíni úmido por um seco, usar roupas mais leves e ventiladas (uma vez que o calor abafa a região) e buscar orientação médica sempre que notar algo anormal. “Existem tipos diferentes de corrimentos e cada um exige um tratamento específico, por isso é importante o diagnóstico correto”, alerta o médico ginecologista.
Veja algumas doenças ginecológicas destacadas pelo médico como as mais recorrentes do verão:


Candidíase

“É causada pelo fungo do gênero cândida, um microrganismo que pode ser, inclusive, transmitido durante o ato sexual, embora não seja considerada uma DST (doença sexualmente transmissível)”, explica Dr. Domingos Mantelli Borges Filho. Ela causa coceira e dor vaginal, dor para urinar, dor no ato sexual e corrimento branco com odor cítrico, tipo leite talhado. “O problema tem cura, e o tratamento deve ser feito com antifúngico via oral e creme vaginal, por uma semana”, ressalta o médico. 
Trocomoníase
Ela causa inflamação da vagina e corrimento amarelo-esverdeado de odor desagradável associado à dor para urinor e dor durante o ato sexual. “É uma doença causada pelo parasita Trichomonas vaginalis e a transmissão é pela via sexual”, informa o ginecologista.
Ele ainda ressalta que, se não for tratada, a doença pode causar infertilidade e câncer do colo do útero. Para o tratamento, é indicado o medicamento por via oral, que é muito eficiente nesse caso.
Vaginose bacteriana
Essa doença se expressa por um corrimento amarelo ou branco-acinzentado com cheiro forte de peixe podre e qu epiora durante as relações sexuais ou durante a menstruação. Também podehaver ocorrência de ardor ou um pouco de coceira. “É causada principalmente pela bactéria chamada Gardnerella Vaginalis”, explica o especialista. O tratamento também é realizado com medicamento via oral e creme vaginal.
Como evitar
O ginecologista Domingos Mantelli Borges Filho dá algumas dicas de como minimizar os riscos de desenvolver essas doenças:

  • Evite usar calças apertadas, prefira utilizar vestidos e saias e prefira calcinhas de algodão.
  • Sempre apare os pelos pubianos, pois isso facilita a higienização.
  • Faça sempre higiene íntima após a relação sexual, após urinar ou evacuar, e sempre que trocar o absorvente; durante a menstruação, essa higiene deve ser feita junto com a troca de absorvente a cada quatro horas. O sabonete utilizado deve ser neutro ou sabonete higiênico íntimo indicado  pelo seu ginecologista.
  • Não utilize sabonete comum na higiene íntima, e após a lavagem externa, utilize toalha higiênica para secar a genitália. O uso regular e descuidado do papel higiênico pode causar irritação local.
  • Lave roupas íntimas com água e sabão e seque-as ao sol, não seque peças íntimas em ambientes fechados e úmidos como banheiros.
  • Não compartilhe sabonetes, peças íntimas ou toalhas.

Do Yahoo!

Relacionadas

saúde 597112880489243050

Postar um comentário

Política de comentários:

O RN em Rede não se responsabiliza por comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo que sejam postados por "leitores".
Esclarece ainda que qualquer comentário passará por uma moderação, onde não se obriga postar material que não esteja enquadrado na nossa política de privacidade.

emo-but-icon


Links que são colírios

A gostosa Cacau ex-BBB, nua no Paparazzo em clima de carnaval; veja as fotos Confira ensaio da gostosa Camila Macedo a musa da Viradouro


ENTRE EM CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *

item